INÍCIO


EXEMPLO DO USO DO LOOP FOR / NEXT


Utilizamos loop quando é necessário repetir uma sequencia de instruções um numero indefinido de vezes.
Exemplo:
Na planilha abaixo, temos na linha 1 a partir da coluna B uma sequencia de numeros de 1 a 10 (em amarelo) porém fora de ordem.
Vamos supor que por algum motivo, você necessita colocar o conteudo de cada uma destas 10 celulas nas linhas da coluna A (em verde) porém quero copiar na coluna indicada pelo conteudo da celula.
Ou seja, a primeira celula contém 10, portanto que que vá para a linha 10 do quadro verde. A segunda celula o conteudo é 5, quero que vá para a 5 linha da coluna A, e assim por diante.



Sub Exemplo3()
   For C = 2 To 11
       E = Cells(1, C)
       Cells(E, 1) = Cells(1, C)
   Next C
End Sub

Explicação do codigo:
* Como as celulas que necessito (amarelas) vão da coluna B até K (ou seja de 2 até 11), já faço o For para este intervalo.
* Para facilitar o entendimento, estou transferindo o conteudo da celula lida para uma variavel E, ou seja, a primeira que é celula (1,2), o conteudo 10 está sendo copiado para a variavel E.
* Agora necessito transferir este conteudo para a coluna 1 pórem para a celula cuja a linha seja a do conteudo da celula lida, ou seja, 10 no caso da primeira.
* Portanto a instrução fica Cells(10,1) = Cells(1,2)
* A instrução Next faz o loop, ou seja, volta para o For porém incrementando 1 na variável C, que passa a ser 3, e assim por diante.
* O resultado é o que vemos abaixo:

SOBRE ESTE SITE      |      POLITICA DE PRIVACIDADE
    Envie seu recado: contato@jmind.com.br
            Desde: 12/06/2013